Lucro ou prejuízo? Como saber se sua empresa está indo bem financeiramente?
O que grande parte dos empresários acreditam é que a resposta para esta pergunta se resume em “Fluxo de Caixa”. Entretanto, o fluxo de caixa é uma ferramenta que apenas indica se as contas estão sendo pagas com a renda que o negócio está gerando, mas não dá nenhum indicador de lucratividade ou crescimento. Afinal de contas, a empresa pode até estar com o caixa apertado, mas demonstrar indícios de ascensão incapazes de serem identificados no fluxo de caixa.
Uma das soluções para saber se a sua empresa opera no positivo ou negativo é fazer a apuração do resultado.
O ideal é fazer a apuração de resultados de um período mínimo de seis meses. Dessa forma é possível analisar a situação, realizar planejamentos e traçar estratégias para reverter o cenário ou obter lucros maiores. Manter os controles financeiros organizados e atualizados (controle de estoque e controle de despesas fixas, retiradas pró-labore e todas as vendas do mês) é fundamental para obter informações confiáveis.
E como mensurar o lucro?
O lucro bruto é um importante indicador do nível de lucratividade da sua empresa se você estiver vendendo produtos físicos ou prestando serviços. Esse número analisa a rentabilidade de seus produtos ou serviços.
A fórmula para calcular o lucro bruto é:
Receita de vendas – Custo dos produtos vendidos = Lucro bruto
O custo dos produtos vendidos pode incluir mão-de-obra, materiais e custos indiretos. A margem de lucro bruto analisa qual porcentagem de lucro você está mantendo em comparação com o custo do seu produto. A fórmula é:
Lucro bruto / receita de vendas = margem de lucro bruto
Uma porcentagem mais alta significa que você mantém muitos lucros em comparação com o custo do produto. Qualquer coisa abaixo de 50% significa que seu produto está custando mais da metade de sua receita de vendas.
Uma porcentagem menor é boa, desde que o seu volume de vendas seja alto o suficiente para pagar suas despesas. Depois de monitorar suas declarações de ganhos e perdas por tempo suficiente (por exemplo, 12 meses), você terá alguns bons dados para trabalhar e poderá começar a melhorar os processos e as eficiências de negócios.